11 IMAGENS ASSUSTADORAS QUE MOSTRAM A NOITE DOS CRISTAIS DURANTE A SEGUNDA GUERRA

Sharing is caring!

Em 9 de novembro de 1938, cerca de 100 judeus alemães acabaram perdendo suas vidas em uma série de ataques que ficaram conhecidos como “Noite dos Cristais”. Outras centenas de pessoas acabaram gravemente feridas. Nazistas queimaram e vandalizaram dezenas de sinagogas, empresas e casas de judeus por toda a Alemanha.

O assassinato do diplomata alemão Ernst vom Rath parece ter sido o estopim para que tudo ocorresse. Naquela noite, até mesmo um orfanato foi destruído na cidade de Dinslaken. Um homem relatou o ocorrido.

“Cerca de 50 homens invadiram o lugar. No começo eles correram para a sala de jantar, que felizmente estava vazia, e lá começaram seu trabalho de destruição, que foi realizado com o maior precisão. Os gritos assustados e temerosos das crianças ressoaram através do edifício”, contou o homem cuja identidade não foi revelada.

Quando tudo acabou, mais de mil sinagogas haviam sido queimadas, cerca de 7500 empresas, cujos donos eram judeus, foram destruídas. Depois daquela noite, cerca de 30 mil judeus homens, entre 16 e 60 anos, foram presos e enviados para campos de concentração de Dachau, Sachsenhausen e Buchenwald.

Os nazistas alegaram que o que aconteceu naquela noite teria sido causado por explosões aleatórias e culpabilizou a comunidade judaico-alemã por toda destruição ocorrida. Abaixo você confere algumas imagens que foram capturadas durante a Noite dos Cristais.

A Noite dos Cristais

#1

Crianças brincando em meio aos destroços da sinagoga Peter-Germeinder-Strasse, em Beerfelden.

#2

Cerca de 30 mil judeus alemães foram enviados para campos de concentração depois daquela noite.

#3

Pessoas observando enquanto a sinagoga Ober Ramstadt é devastada pelo fogo.

#4

Mulheres judias são exibidas em público em Linz, na Áustria, com uma placa dizendo: “Eu fui excluída da comunidade nacional”.

#5

Alemães passando em frente a uma loja de propriedade de judeus que foi destruída na Noite dos Cristais.

#6

Mulher fugindo de casa enquanto os oficias prendiam os judeus nos dias posteriores à terrível noite.

#7

Polícia alemã escoltando um grupo de judeus.

#8

Sinagoga de Karlsruhe depois de ser incendiada.

#9

Um grupo de pessoas olhando para a sinagoga de Rostocker, enquanto ela queima.

#10

Sinagoga em chamas em Siegen.

Facebook Comments